NA LINHA DO TEMPO: EVOLUÇÃO DOS JOGOS E OS NOVOS DESAFIOS

Sites como INTERNET SEGURA e a SAFERNET visam esclarecer as pessoas sobre o uso responsável da internet em nossas vidas. Informe-se e converse sobre o assunto com seus filhos. Quem ama, cuida e também educa.
HOUVE UM TEMPO EM QUE OS GAMES ERAM SIMPLES, COM GRÁFICOS PIXERIZADOS E PARA SE DIVERTIR ERA NECESSÁRIO OBRIGATORIAMENTE FICAR EM FRENTE A UMA TV LIGADA AO CONSOLE DA ÉPOCA QUE POR SUA VEZ SE CONECTAVA AOS FIOS DE JOYSTICKS E SE ACOPLAVA AOS CARTUCHOS DE JOGOS DOS MAIS VARIADOS.
Bom, isso já faz bastante tempo. Hoje, com os jogos online e portáteis, a nova geração pode se divertir em qualquer lugar e com qualquer pessoa ao redor do mundo. Essa evolução não aconteceu do dia para noite, mas ela foi um processo relativamente rápido.
A indústria dos jogos eletrônicos domésticos marcou seu início nos primeiros anos da década de 70 com o lançamento do ODYSSEY (da empresa Magnavox). Depois, vieram consoles como Telejogo (da empresa Philco) com o seu famoso PONG e o ATARI 2600 (da empresa ATARI) com seus jogos armazenados em cartuchos. Então, nasceram os portáteis Game&Watch e GameBoy, este último com cartuchos contendo jogos adicionais (ambos da Empresa Nintendo). E assim, criou-se uma geração inteira de aficcionados por este universo.
Esse meio evoluiu na medida que a tecnologia se aperfeiçoava. Os jogos passaram a apresentar qualidades gráficas e sonoras cada vez mais surpreendentes, além de estórias mais interessantes que atendiam todos os gostos.
Tanto nos consoles modernos como por exemplo o XBOX ONE e o PLAYSTATION 5, como nos dispositivos móveis, a forma de jogar mudou com a vinda da rede mundial de computadores.
A internet chega e catapulta a
indústria dos games às alturas.
O mercado do e-sports (esportes eletrônicos) é impulsionado com a profissionalização de jogadores tanto individuais como por equipes, movimentando cifras bilionárias com anúncios, influenciadores, marcas patrocinadoras, eventos e produtos.
Os jogos para celulares também vieram com força total e aproveitaram o que de melhor essa 'onda' poderia oferecer.
Mas o fato de podermos nos conectar a qualquer momento com o mundo todo fez com que ficassemos muito mais expostos a uma enorme quantidade de armadilhas escondidas na web.
Conectados à rede 100% do tempo, nós, agora pais, vivemos com a preocupação que antes não estava no nosso radar:
O que nossos filhos estão acessando na internet? Com quem eles estão jogando? Quem se esconde por detrás da tela de seus celulares ou do computador enquanto se divertem?
VETALA traz à baila um assunto recorrente e de muita significância para os dias de hoje:
A importância da cidadania digital e os possíveis perigos da internet.